Responsabilidade social corporativa: o primeiro cliente é o seu funcionário

hands-4087018_1280

Quando se fala em responsabilidade social corporativa, muitos atribuem atitudes relacionadas apenas às boas práticas ambientais, mas o tema vai muito além. Saber educar a sua própria mão de obra é uma das grandes empreitadas em meio a esse universo. 

Não é uma tarefa fácil, já que, na maioria das vezes, empregados e empregadores não se entendem. No entanto, empenhar-se em criar um ambiente propício ao crescimento profissional garante colaboradores mais ativos e felizes e, consequentemente, contribui para o aumento dos lucros de qualquer negócio.

Quem tem uma empresa, tem uma escola

No aspecto comportamental, o brasileiro não foi preparado para trabalhar em empresas. Nesse sentido, o desenvolvimento social não depende apenas de ações e estratégias governamentais, mas também empresariais.

As companhias têm grande responsabilidade nas mãos e uma das formas de priorizar essa questão é educar os funcionários, seja no trato com a sociedade, nas questões financeiras ou até emocionais. Se há uma empresa, existe também um colégio e o compromisso de desenvolver cada indivíduo que está dentro da organização.

Um novo mercado

Se cada negócio entender que o primeiro cliente é o seu funcionário, teremos um mercado mais maduro. Portanto, cuidar do desenvolvimento intelectual e emocional dos colaboradores impacta o desempenho da empresa e contribui para que o Brasil cresça e evolua.

Mas como estimular essa questão? Oferecer planos de desenvolvimento individual, capacitação, mentorias, benefícios e horários flexíveis são algumas estratégias em cena. É preciso ainda aplicar ações de bem-estar e autocuidado, como momentos de meditação e relaxamento.

Em meio a esse contexto, proponho ainda uma reflexão: estamos sendo objetivos como líderes? Afinal, liderar é resolver problemas, superar resultados, surpreender e desenvolver pessoas. Ainda são poucas as empresas que possuem programas de desenvolvimento de colaboradores que tragam mudanças de comportamento e, consequentemente, aumento no desempenho dos seus times e dos lucros.

Não deixe de conferir nossos vídeos no YouTube; inscreva-se no canal para ficar por dentro de todo o conteúdo!

jan 23, 2024

Hoje, vamos mostrar alguns segredos do sucesso nos negócios, os "10 mandamentos de uma empresa de alta performance".

jan 19, 2024

Como ter uma boa comunicação com sua equipe? Quantas vezes, empresário, você comunicou algo para sua equipe e ela entendeu diferente.

jan 12, 2024

Metas claras, por outro lado, te mantêm no curso certo. Elas proporcionam foco, motivam sua equipe e te mantém no rumo certo

plugins premium WordPress